A mensagem, assinada pelo Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, cardeal António Marto, partilha a “alegria desta celebração, dando graças pelo dom destes 50 anos de serviço a Deus e ao seu Povo”.

“Recordo, Santo Padre, que no Santuário de Fátima, em fidelidade à mensagem própria deste lugar, diariamente se reza pelo Sucessor de Pedro e pelas suas intenções”, escreveu o cardeal na mensagem dirigida a Francisco.

António Marto diz ainda confiar “à proteção de Nossa Senhora de Fátima a pessoa e a missão” do Papa, “pedindo especialmente que continue a ser para o mundo de hoje expressão profética da misericórdia divina”.

Também durante a manhã, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas lembrou, na missa da peregrinação mensal de dezembro, os 50 anos de ordenação presbiterial de Jorge Bergoglio, exortando os peregrinos a rezarem “de forma especial pelo Santo Padre neste dia”.

O Papa Francisco visitou o Santuário de Fátima nos dias 12 e 13 de maio de 2017, no âmbito do Centenário das Aparições de Nossa Senhora, onde presidiu à canonização dos videntes Jacinta e Francisco Marto.