“No total, (…) os grupos de desminagem das unidades de comando de apoio das Forças Armadas da Ucrânia limparam mais 9.992 hectares de terrenos agrícolas de dispositivos explosivos”, salienta a entidade num comunicado publicado no Facebook.

De acordo com o Estado-maior General das Forças Armadas Ucranianas, foram retirados e desativados 120.846 explosivos.

No comunicado, é acrescentado que, durante a semana passada, especialistas inspecionaram e limparam uma instalação, cerca de 860 hectares de terrenos agrícolas e outros territórios, tendo sido removidos e desativados 3.168 explosivos.

A ofensiva militar lançada em 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou, de acordo com os mais recentes dados da ONU, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa — justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.