Seis pessoas ficaram feridas este domingo na concorrida primeira tourada realizada por ocasião das festividades de San Fermín, em Pamplona, norte de Espanha, segundo um balanço do governo regional.

Entre os feridos está um norte-americano, de 54 anos, natural de Nova Iorque, segundo o relatório divulgado pelas autoridades de Navarra.

O homem que sofreu ferimentos leves ao ser atingido pelo chifre do animal é natural da região e tem 37 anos.

As touradas são um dos destaques das festividades de verão em toda a Espanha, sendo as mais conhecidas as de San Fermín.

Milhares de pessoas juntaram-se ontem na praça da Câmara Municipal durante o disparo do "chupinazo", um foguete que marca o início das festas de San Fermín em Pamplona.

Estas festas são conhecidas principalmente pelas imagens que passam nas televisões de todo o mundo da corrida (largada) de touros (“El Encierro”), ao longo de um percurso de 849 metros por três ruas do centro histórico de Pamplona.

As festividades locais tornaram-se famosas quando o ainda jovem escritor norte-americano Ernest Hemingway, então com 24 anos, publicou em 1926 o romance “O Sol Nasce Sempre (Fiesta)”, cuja ação se desenrola em Paris e Pamplona, durante as Festas de San Fermín.

*Com AFP