A palavra “Olímpicos” tem origem no nome da cidade de Olímpia, na Grécia, onde foram disputados os primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade, no ano de 774 a.C, no século VIII.

Com 280 participantes, o atleta Coroebus of Elis tornou-se o primeiro campeão olímpico, ao vencer a única prova em competição - o chamado “Estádio”, que consistia numa corrida de 192 metros. Sem um sistema de medalhas, que apenas entrou em vigor em 1908, os atletas vencedores eram coroados com uma “coroa de oliveira”, mais conhecida como “kotinos”, o símbolo da vitória na Grécia Antiga.

Desde então que, de quatro em quatro anos, e entre agosto e setembro, milhares de pessoas rumavam, a partir das várias regiões da Grécia, a designada “Cidade das Olimpíadas” para, em honra de Zeus, o maior Deus da mitologia grega, assistirem à competição.

Ao longo dos anos, o número de provas e de modalidades incluídas, bem como o tempo da competição, foram-se modificando. Com as alterações na vida política da Grécia, ou seja, com os romanos no poder, as Olimpíadas ganharam uma nova e maior importância para a população. A partir daqui, a história da competição foi ganhando novas características, sobretudo desde 1896, o primeiro ano de Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Estes são 10 dos factos mais curiosos da prova do momento:

  1. Os anéis olímpicos são o símbolo oficial dos Jogos Olímpicos. Os cinco representam cada um dos continentes habitados no mundo.
  2. As cores azul, amarela, preta, verde e vermelha, no fundo branco, foram escolhidas porque as bandeiras de todos os países contêm, pelo menos, uma delas.
  3. Inicialmente, os Jogos duravam cinco ou seis meses, e não apenas alguns dias.
  4. O medalhista mais jovem da história foi Dimitrios Loundras, da Grécia, que aos 10 anos conquistou a medalha de bronze na ginástica artística, na primeira edição dos Jogos modernos.
  5. Entre 1912 e 1948, vários pintores, escultores, arquitetos, escritores e músicos competiram nas suas próprias áreas. Sim, até 1948, houve competições artísticas.
  6. Há várias modalidades que, hoje em dia, já não fazem parte do repertório dos Jogos: 12 horas do ciclismo, levantamento de peso com apenas uma mão, arremesso de dardo e disco as duas mãos ou tiro ao pombo são algumas delas.
  7. Em 1924 aconteceram, oficialmente, os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno, uma competição apenas com desportos de inverno. Desde então que os Jogos Olímpicos de Verão e os de Inverno se realizavam no mesmo ano, até 1992, quando passaram a ser divididos em ciclos e a acontecer, de forma intercalada, de dois em dois anos.
  8. A tocha olímpica já viajou três vezes para o espaço. Em 1996, em 2000 e em 2013. Na última vez, dois astronautas russos transportaram, pela primeira vez na história, o elemento pelo espaço.
  9. Há uma medalha especial nos Jogos Olímpicos, a Medalha Pierre de Coubertin. Homenagem ao fundador das olimpíadas, a distinção é atribuída, pelo Comité Olímpico Internacional, a quem, além do desempenho desportivo, mais demonstrar o espírito olímpico. Em toda a história foi apenas concedida a 21 atletas. O primeiro atleta a receber esta medalha foi o italiano Eugenio Monti, em 1964, e os últimos foram os chineses Lv Junjie e Han Meilin, em 2018.
  10. No total, e até hoje, já 25 países sediaram os Jogos Olímpicos.