Desde agosto, pelo menos, 47 tigres morreram em zoológicos no sul do Vietname após um surto de gripe aviária, informam os meios de comunicação locais.

A BBC News avança que, além destas dezenas de animais, também três leões e uma pantera morreram com o vírus.

O surto de H5N1 atingiu o zoológico Vuon Xoai, perto da cidade de Ho Chi Minh, e o parque de safari My Quynh, na província vizinha de Long An.

Este vírus afeta, sobretudo, animais. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que todos os casos de infeção humana surgem após o contacto com aves infetadas, vivas ou mortas, ou com ambientes contaminados, não estando, por isso, o ser humano livre.

Segundo contaram as autoridades à Reuters, os animais deverão ter adoecido após serem alimentados com carne de galinhas infetadas.

O Ministério da Saúde do país confirmou que duas amostras retiradas dos tigres mortos testaram positivo para a gripe aviária, o que obrigou as autoridades a "rastrearem a origem do frango".

Desde 2022, houve vários relatos de surtos mortais entre mamíferos causados ​​pelo vírus.

Por outro lado, cerca de 900 infeções humanas foram relatadas desde 2003, das quais mais da metade foram fatais.

A OMS tem alertado, por isso, para o consumo de carne e de ovos crus ou mal cozidos nas regiões com surtos de gripe aviária devido ao alto risco de infeção.