A PSP deteve no dia 25 de junho, em Braga, três suspeitos por posse de arma proibida e tráfico de estupefacientes, no âmbito de uma investigação de vários processos-crime relacionados com a violência no desporto.

Em comunicado, a PSP refere que a operação policial se traduziu no cumprimento de seis mandados de busca domiciliária, com vista à obtenção de prova. “Os visados estão indiciados por se terem associado para a prática de diversos crimes, em especial contra as pessoas”.

Segundo o Jornal de Notícias (JN), as buscas estão relacionadas com o episódio de 6 de janeiro deste ano, quando “casuals” do Sporting de Braga, com a cara tapada, atacaram adeptos de Guimarães. Estas claques ilegais estão associadas a grupos de extrema-direita.

Além das três detenções, a operação resultou ainda na apreensão de dois bastões extensíveis e duas soqueiras, artigos pirotécnicos e diverso material associado à “ideologia ultra”.

Foram também apreendidos 2.935 euros, 8.582 doses de cocaína, 10.021 doses de anfetaminas, 30 doses de MDMA e diverso material associado ao tráfico de estupefacientes.

“Esta operação é mais um contributo da PSP para que o desporto se eleve no estrito cumprimento da lei e na salutar convivência entre todos”, refere o comunicado.