"Prevê-se a partir da tarde de dia 26 um agravamento do estado do tempo em Portugal continental, com ocorrência de precipitação por vezes forte, de granizo e acompanhada de trovoada", adianta o IPMA.

"Esta situação de instabilidade deve-se à ação de uma depressão, com expressão em altitude, centrada a oeste da Península Ibérica, deslocando-se para nordeste a partir do dia 29, originando assim uma progressiva melhoria do estado do tempo", é explicado.

Assim, "a partir da tarde de hoje, dia 26, prevê-se a ocorrência de aguaceiros no interior Norte, que poderão ser acompanhados de trovoada, sendo mais prováveis em zonas de montanha".

Já no dia 27, "a instabilidade será mais generalizada a partir da tarde no interior das regiões Norte e Centro, podendo a precipitação ser por vezes forte, acompanhada de trovoada, ocasionalmente sob a forma de granizo, e com a possibilidade de localmente ocorrerem rajadas fortes".

"Esta situação irá prolongar-se ao longo de todo o dia de sexta-feira, 28 de junho, estendendo-se a todo o território, sendo este o dia em que se espera maior severidade", é ainda frisado no comunicado.

Por fim, no dia 29, "espera-se um desagravamento significativo do estado do tempo, ainda com ocorrência de precipitação, em especial nas regiões Norte e Centro, mas com menor intensidade que nos dias anteriores, não se prevendo precipitação a partir de dia 30".

O IPMA refere ainda que está prevista "uma descida de temperatura até dia 29, sábado, com uma gradual recuperação a partir do dia 30, acompanhando a melhoria do estado do tempo".