O caderno, que corresponde ao outono/inverno de 2018, pretende dar a conhecer ao público em geral as atividades desenvolvidas anualmente pelo Museu reunindo, entre outros, conteúdos científicos, notícias e artigos de opinião de algumas personalidades locais.

Segundo o vereador da cultura na Câmara Municipal da Guarda, Victor Amaral, a publicação permite comunicar e consolidar "a memória daquilo que é feito" na cidade que tem em preparação a candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.

"Nós temos que evidenciar, deixar marcas, comunicar bem aquilo que fazemos e, qualquer publicação que o município faça através dos vários projetos que tem, acaba por ser, de facto, uma linha importante das evidências daquilo que, sob o ponto de vista cultural, se está a fazer", disse o autarca à agência Lusa.

Para Victor Amaral, é importante que toda a atividade do Museu "seja consolidada numa publicação física que perdure, que fique, no fundo, para a memória daquilo que se está a fazer".

Assim, no âmbito da estratégia para a candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, considera que tudo aquilo que está a ser feito hoje "só acrescenta" e "só valoriza", sendo as publicações um instrumento e um veículo "desse trabalho que se está a fazer".

Na sessão de lançamento do caderno, o diretor do Museu da Guarda, João Mendes Rosa, disse tratar-se de um veículo informativo em suporte tradicional, que em muitas instituições culturais já foi abandonado, com a opção pelo 'online'.

"É um veículo [de comunicação] que mapeia a arte" e os recursos que o Museu tem distribuídos pela cidade mais alta do país, sublinhou.

O novo caderno "1056,3 - In Folio do Museu da Guarda" é totalmente a cores e tem cerca de cem páginas.

Além de referir as várias atividades realizadas, publica diversos textos sobre as temáticas "Rostos do Museu - Augusto Gil", "Memórias remotas - Os lusitanos e a Beira", "Percursos Vergilianos - O neófito na Guarda de Vergílio Ferreira", "Caminhos de Santiago: Concelho da Guarda é já uma referência" e "Postal ilustrado - beber água fresca", entre outros.