O itinerário complementar 20, que liga Almada a Costa da Caparica, foi reaberto ao trânsito às 20:00 no troço entre Costa da Caparica e Pêra, depois de ter estado cortada devido a um incêndio, informou a Proteção Civil.

O troço, entre os semáforos à entrada da cidade da Costa da Caparica e a saída de Pêra, esteve hoje à tarde temporariamente cortado em ambos os sentidos devido a um fogo que deflagrou na Trafaria, mas foi reaberto às 20:00, indicou à Lusa o Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal, estrutura da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

As chamas, já dominadas pelos bombeiros, chegaram a ameaçar várias habitações, pois propagaram-se muito rapidamente devido ao vento forte.

“Devido ao forte vento, o fogo propagou-se rapidamente gerando muito fumo, desenvolvendo-se junto às habitações, mas não há danos a registar. Apesar de ter estado muito próximo, os 160 operacionais apoiados por 49 veículos e os quatro meios aéreos conseguiram resolver a situação", disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal.

Apenas há a registar o “encaminhamento de uma jovem de 19 anos” para o Hospital de Garcia de Orta, em Almada, por inalação de fumo. Ainda assim, acrescentou, “não é nenhuma situação preocupante” e a medida foi tomada apenas por “precaução”.

O alerta para a ocorrência foi dado às 16:20 e, pouco depois, foi necessário cortar o IC20 para “evitar que o incêndio passasse para o lado oposto” da estrada.

O CDOS advertiu ainda para que a população permaneça dentro de casa e feche as portas para evitar a entrada do fumo.

Segundo a página da Proteção Civil, pelas 19:30, o fogo ainda mobilizava 163 operacionais, 52 veículos e três meios aéreos.