Segundo o Corriere della Sera, o incêndio deflagrou nas proximidades da Via Romeo Romei, perto do tribunal e da sede da RAI.

Pelo menos seis edifícios — quatro casas, a sede da RAI e o Observatório Astronómico — tiveram de ser evacuados, já que as chamas não davam mostras de diminuição.

Uma das residentes que teve de abandonar a sua casa é a atriz italiana Patrizia Pellegrino, que relata o incêndio nas suas páginas das redes sociais. "Estou muito preocupada, perto da minha casa há um enorme incêndio que tomou conta de toda a colina de Monte Mario. As chamas estão por todo o lado, há polícias na rua, não me deixam ir para casa".

"Tenho tanto medo, estou a morrer de medo. A montanha está toda queimada, não há mais nada, o fogo sobe e desce", relata.

O presidente da Câmara de Roma, Roberto Gualtieri, disse à agência ANSA que o incêndio "terá tido origem numa refeição cozinhada num acampamento ilegal nas encostas da colina de Monte Mario".

O fogo propagou-se rapidamente à vegetação rasteira e depois começou a queimar a encosta. No pequeno acampamento há alguns sem-abrigo que vivem em tendas.

Nas redes sociais circulam imagens do fogo em Monte Mario e os bombeiros partilharam um vídeo aéreo.

Vários meios estão já no local a combater as chamas. O alerta foi dado às 13h00 locais e há estradas cortadas.