“O Gabinete de Cibersegurança da UA detetou, nos últimos tempos, um aumento significativo de tentativas de ‘phishing’, especialmente relacionadas com projetos europeus, a nível global”, refere uma nota da academia.

O 'phishing' é um tipo de ataque em que se usam técnicas de engenharia social para capturar informação sensível de uma vítima, utilizando o 'e-mail'.

De acordo com a mesma nota, estes ataques "visam obter ilicitamente o pré-financiamento e outros pagamentos enviados do coordenador para os beneficiários".

“Essas tentativas ocorrem através de e-mails que, à primeira vista, parecem genuínos, solicitando ao coordenador a alteração das contas bancárias dos beneficiários ou solicitando aos beneficiários a devolução do pré-financiamento ao coordenador”, esclareceu a UA.

No sentido de proteger a comunidade académica, a UA alerta todos os membros para se manterem vigilantes e tomarem precauções antes de clicar em ‘links’ ou responder a e-mails.

A UA solicita ainda que verifiquem cuidadosamente todas as comunicações relativas às contas bancárias dos beneficiários e quaisquer modificações às mesmas, devendo sempre procurar confirmar com uma pessoa autorizada, que represente o beneficiário, se os pedidos de alteração das contas bancárias provêm deles.