O motorista do autocarro está entre as vítimas mortais e mais sete crianças foram levadas de urgência para o hospital, informou em comunicado o governo da província de Gauteng, a mais populosa do país e que inclui Joanesburgo e Pretória.

A idade dos menores ainda é desconhecida.

Nas imagens de televisão era possível ver autocarro totalmente destruído pelo incêndio. O acidente ocorreu cerca de 70 quilómetros a oeste da cidade de Merafong.

"Um autocarro escolar privado envolveu-se num trágico acidente na área de Kokosi-Wedela, em Merafong, tirando a vida de doze estudantes e do motorista", explica o comunicado.

O ministro da Educação de Gauteng, Matome Chiloane, disse em comunicado que estava "profundamente triste com este trágico acontecimento".

"A perda das nossas crianças é um golpe devastador para a comunidade e os nossos pensamentos e orações estão com as famílias dos estudantes falecidos e feridos", acrescentou.

A África do Sul tem uma das redes rodoviárias mais desenvolvidas do continente, mas também tem um dos piores registos de acidentes.