O papel higiénico volta a liderar a lista dos produtos mais adquiridos, numa nova fase de açambarcamento, perante o aumento dos casos de infeção pelo novo coronavírus nos Estados Unidos.

Segundo notícia avançada pela Associated Press (AP), várias prateleiras de supermercado estão vazias e a cadeia de supermercados Walmart está com dificuldades em dar resposta à elevada procura de produtos de higiene.

De forma a gerir este aumento na procura, a Kroger e a Publix já limitaram a quantidade de papel higiénico e de lenços de papel que podem ser comprados.

No comércio digital a tendência é semelhante e a Amazon anunciou que esgotou o stock de toalhitas desinfetantes e de lenços de papel.

Este açambarcamento de produtos é um vislumbre do que ocorreu em março, quando várias pessoas correram aos supermercados antevendo o confinamento.

O presidente da Associação de Marcas de Consumo dos EUA, Geoff Freeman, disse, no entanto, que não espera que a situação não se repita, uma vez que os confinamentos são mais localizados e a maioria da população está mais bem preparada. Além do consumidor, argumentou que também os produtores e vendedores estão mais bem informados, pelo que espera que consigam acompanhar o aumento da procura.

O papel higiénico lidera os produtos cujo stock começa a ser limitado, sendo que 21% das prateleiras a nível nacional estão vazias.

Um dos fatores que tem contribuído para a escassez de produtos é a diminuição da força laboral da produção destes bens devido a testes positivos ao vírus ou por terem contactado com alguém que estava infetado.

Para já, a Walmart afirma que conseguirá corresponder à procura durante esta segunda vaga da pandemia, enquanto a Amazon já anunciou estar em contacto com fornecedores para repor o stock dos produtos em falta.