A Google anunciou, na passada segunda-feira, que vai investir mil milhões de dólares (cerca de 901.960.000 de euros) numa infraestrutura digital tailandesa, incluindo um novo centro de dados.

Os novos hubs em Banguecoque e na zona industrial de Chonburi procuram responder ao aumento crescente de computação em nuvem no Sudeste Asiático, informou a multinacional.

O investimento da Google acontece após a Microsoft ter anunciado, em maio, a criação do primeiro centro regional de dados na Tailândia para promover a infraestrutura na nuvem e a inteligência artificial (IA).

“Estes investimentos vão capacitar empresas inovadoras e comunidades tailandesas para aproveitarem o poder da tecnologia da nuvem e da IA”, disse Ruth Porat, presidente da Google e da Alphabet.

O investimento foi anunciado após uma reunião entre Porat e a primeira-ministra da Tailândia, Paetongtarn Shinawatra, que destacou o investimento como prova de que o seu país está a tornar-se um importante centro digital do Sudeste Asiático.

O ex-primeiro-ministro tailandês, Srettha Thavisin, procurou os investimentos de gigantes da tecnologia no país, como a Google, a Microsoft e a Tesla, durante uma viagem a Nova Iorque no ano passado.