Peter Elliot, natural do País de Gales, dedicou uma vida à Força Aérea britânica, como bombeiro. Mas não ficou só por aí: a dedicação virou paixão e, ao longo de 53 anos, reuniu 527 peças em miniatura, representativas de carros de bombeiros.

No dia em que fez 74 anos, colocou esta coleção ao serviço da comunidade, através da doação ao Museu do Bombeiro de Valença, que considera ser “um dos espaços museológicos, dedicados à vida dos bombeiros, dos mais interessantes do mundo”.

A cerimónia de receção do espólio decorreu no Museu do Bombeiro Manuel Valdez Sobral. O doador Peter Elliot e esposa estiveram presentes e entregaram o espólio ao presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira.

A cerimónia contou, ainda, com a presença do presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valença, Abel Guerreiro, e do vereador Arlindo de Sousa.

Esta é a segunda grande doação que o Museu do Bombeiro de Valença recebe. A primeira ocorreu em 1994, num total de 4000 peças doadas por Manuel Valdez Sobral, e deu origem à criação deste espaço museológico.