“No topo das prioridades das nossas relações externas, o Conselho aprovou a nova parceria entre UE e África, que a Comissão recentemente propôs no debate do Estado da União, o que consagra definitivamente as relações com o continente africano como uma prioridade comum de toda a União Europeia”, comentou o primeiro-ministro na conferência de imprensa no final da sessão de trabalhos de hoje do Conselho Europeu, em Bruxelas.

Entre as conclusões adotadas pelos chefes de Estado e de Governo da UE nesta cimeira, o Conselho Europeu considera que as relações UE-África se revestem “da maior importância num contexto mundial em rápida mutação”.

“A nossa cooperação deverá ser elevada a um novo patamar, com o apoio dos recursos necessários, inclusive através do Plano de Investimento Externo Europeu e do Fundo Fiduciário da UE para África. O Conselho Europeu congratula–se com a apresentação da iniciativa da Comissão em prol de uma nova Aliança África-Europa para investimentos e empregos sustentáveis e apela a que se avance com ações, nomeadamente através de propostas concretas para a participação dos Estados-Membros”, lê-se no documento adotado.

Em 12 de setembro passado, o presidente da Comissão Europeia anunciou no seu discurso sobre o Estado da União, em Estrasburgo, uma proposta para uma nova “Aliança África-Europa”, que “aumente substancialmente” o investimento no continente africano e fomente emprego e trocas comerciais.