Märtha Louise, de 52 anos, afirma ter uma espécie de clarividência e ser capaz de comunicar com os anjos, dom do qual tem conseguido tirar lucro ao orientar cursos e escrever livros. Durek Verrett, de 49 anos, apresenta-se como um "xamã de sexta geração" conhecido no Instagram que vende, a preço de ouro, um medalhão supostamente salvador.

"Sou muito espiritual, é tão bom estar com alguém que te apoia", comentou a princesa no Instagram em junho de 2022, poucos dias após o anúncio do noivado.

Märtha Louise e Durek Verrett disseram "sim" num hotel localizado em Geiranger, uma cidade turística situada num fiorde da costa oeste da Noruega.

A cerimónia aconteceu sob uma grande tenda branca, na qual convidados e noivos entraram atrás de grandes lençóis brancos para não serem vistos no exterior.

Märtha Louise chegou com um tradicional vestido de noiva branco e uma tiara que o seu avô, o falecido rei Olav, lhe deu no seu aniversário de 18 anos, segundo fotos da imprensa norueguesa que conseguiram captar vários momentos. Durek usou um fato preto com cinto dourado.

Os dois pretendentes casaram-se de acordo com a liturgia da Igreja Luterana da Noruega, informou o jornal VG. Além do rei Harald e do príncipe herdeiro Haakon, que usavam fatos escuros, a família real vestia o traje tradicional norueguês, o bunad.

Após a cerimónia, com aproximadamente 350 convidados, entre eles a princesa herdeira Victoria, da Suécia, e o seu marido, o príncipe Daniel, seguiu-se um jantar de gala.

Um casamento numa vida passada

Para Durek Verrett, porém, esta será a segunda vez que se casa com Märtha Louise porque, como afirma, já foi casado com a princesa numa vida anterior. Além disso, o guia espiritual afirma que, noutra vida, foi um faraó.

Estas são algumas das excentricidades que causam arrepios no país escandinavo, assim como a forma como o casal ganha dinheiro, com teorias pseudocientíficas e aproveitando-se do seu vínculo com a família real.

Para acabar com a confusão de papéis, Märtha Louise teve de renunciar a todas as suas funções oficiais em 2022.

No entanto, desde então, foi apanhada várias vezes a quebrar o seu compromisso, como quando colocou à venda uma garrafa de gin por ocasião do casamento, referindo-se explicitamente à sua posição de princesa.

"Como o acordo não está a ser respeitado, chegou a hora de retirar o título de princesa de Märtha Louise, antes que o rei Harald veja o trabalho da sua vida ainda mais arruinado", defendeu o historiador Trond Norén Isaksen, especialista em realeza, num artigo publicado no início de julho.

O casal também chamou a atenção dos media noruegueses ao ceder a fotografia e o vídeo exclusivos do seu casamento à revista Hello! e à plataforma Netflix.

Por sua vez, o rei Harald, de 87 anos, foi tolerante e aludiu a um simples "choque cultural". Na sua época, o soberano também teve de lutar para defender a posição da sua amada, Sonja – uma plebeia –, na família real.

Quanto ao que acha do genro, o monarca não hesita. "Ele é um bom menino, de facto, e muito engraçado", declarou anteriormente. "Não concordamos em tudo, mas podemos conviver com as nossas diferenças", frisou.