David Henry Hwang, o dramaturgo famoso por “M. Butterfly” e responsável deste projeto, não se comoveu quando a ideia lhe foi apresentada pela primeira vez, há vários anos. “Era uma ideia tão improvável”, disse ao jornal norte-americano New York Times.

CERN's Large Hadron Collider gets an update
CERN's Large Hadron Collider gets an update A handout photo made available by CERN on 02 March 2017, showing works in progress to upgrade the Compact Muon Solenoid or CMS that is part of CERN’s Large Hadron Collider. CERN officials said the upgrade, the first major upgrade of LHC, is used to replace a central component inside the Compact Muon Solenoid or CMS. Officials hope the upgrade, so-called pixel detector, will help them in gathering information on new particles. créditos: epa05825339

Com música e letras de Bear McCreary e Zoe Sarnak, este promete ser um espetáculo que recorda um dos maiores eventos da física deste século: a descoberta em 2012 do "Bóson de Higgs" e das pessoas por trás da mesma.

A produção teatral é baseada em 'Particle Fever', um premiado documentário de 2013 produzido por David Kaplan, um estudante de cinema que se tornou físico na Universidade Johns Hopkins, e dirigido por Mark Levinson, um físico que se tornou cineasta.

"Três Pancadas": a nova Newsletter com tudo sobre teatro inclusive bilhetes para espetáculos

A Newsletter "Três Pancadas" irá trazer todas as novidades do mundo do teatro, nomeadamente reportagens, crónicas e entrevistas, bem como a agenda dos próximos acontecimentos no mundo do espetáculo. Todos os meses abrirá a cortina para os palcos e as três pancadas de Molière dão início às leituras para que não se perca pitada das artes de palco.

Para subscrever basta colocar o e-mail neste formulário abaixo ou neste link.

A maior e mais cara experiência científica do mundo tornou-se realidade em 2002, quando a construção começou no Large Hadron Collider, um túnel circular de 17 milhas de comprimento nos arredores de Genebra, operado pelo CERN, a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear. O objetivo: esmagar partículas subatómicas chamadas protões, que compõem o coração da matéria comum, e, esperançosamente, localizar uma partícula de Higgs nos destroços.

A partícula foi analisada em tese pela primeira vez na década de 1960 por Peter Higgs, um físico inglês. A descoberta explicaria por que algumas partículas subatómicas têm massa e por que há diversidade e vida no universo. Caso a partícula não fosse encontrada, toda esta teoria iria para o lixo.

De 2006 a 2012, Kaplan e Levinson filmaram cerca de 500 horas de filme, seguindo meia dúzia de personagens, incluindo Fabiola Gianotti, a líder da equipa, e Monica Dunford, uma jovem cientista. O filme finalizado deu vida aos sonhos, deceções e triunfos de alguns físicos que apostaram as suas carreiras e o seu capital financeiro e político em encontrarem esta partícula.

Durante as filmagens, em 2008, uma explosão elétrica danificou o acelerador, exigindo meses de reparos caros. Mas esse atraso preparou o cenário para um final inédito: em 4 de julho de 2012, a Higgs revelou-se e fez manchetes no mundo inteiro, o que rendeu um Prémio Nobel de Física a Peter Higgs, que morreu nesse ano, e François Englert, que havia tinha proposto independentemente a mesma partícula. Já o documentário 'Particle Fever' ganhou um prémio de comunicação em 2015 da National Academies of Sciences.

O musical vai foi então escrito por David Henry Hwang e dirigido por Leigh Silverman, que acaba de ganhar um Tony pelo musical da Broadway 'Suffs'. Não há ainda nenhuma informação sobre quando se poderá ver este renovado 'Particle Fever: The Musical', mas de acordo com o jornal norte-americano os responsáveis acabam de realizar a primeira leitura privada numa pequena cave cheia de insiders da Broadway.