Dois ativistas do movimento Just Stop Oil espalharam a tinta em pó esta quarta-feira, um dia antes do início das celebrações do Solstício de verão.

No local, várias pessoas foram ouvidas a gritar "não" e a correr para intervir enquanto os ativistas também corriam para o círculo de pedra, considerado Património Mundial da Unesco.

Segundo a BBC, a polícia de Wiltshire confirmou que duas pessoas foram detidas por suspeita de terem danificado o monumento. Os responsáveis pelo sucedido foram identificados como Niamh Lynch, uma estudante de 21 anos de Oxford, e Rajan Naidu, de 73 anos de Birmingham.

Contudo, o grupo Just Stop Oil alega que a tinta cor de laranja em pó era farinha de milho e que "desapareceria com a chuva". Os manifestantes dizem que com esta atitude pretendem exigir que o próximo governo do Reino Unido acabe com a extração e queima de petróleo, gás e carvão até 2030.

Uma porta-voz do Património Inglês descreveu a pulverização do monumento como "extremamente perturbadora" e confirmou que o local continua aberto ao público, mas está a ser investigada "a extensão dos danos".