Um veículo invadiu esta terça-feira uma via para pedestres e ciclistas em Lower Manhattan fazendo 8 mortos e 12 feridos, informou Bill de Blasio, mayor de Nova Iorque.

"Com base na informação de que dispomos no momento, trata-se de um ato de terrorismo (...) particularmente covarde", disse o mayor democrata durante uma conferência de imprensa, na qual lamentou "este dia muito doloroso para nossa cidade".

Donald Trump já reagiu ao sucedido, através da sua conta na rede social Twitter, onde descreve o autor do ataque como uma "pessoa doente e perturbada". O tweet termina com o presidente a exclamar “Não nos Estados Unidos!”.

"O veículo atropelou várias pessoas na via", tweetou a Polícia. "O veículo seguiu no sentido sul e atingiu outro veículo. O suspeito saiu do veículo, exibindo réplicas de armas de fogo e foi atingido por tiros disparados pelo Departamento de Polícia de Nova York", acrescentou.

Ao final da tarde a polícia norte-americana anunciou ter efetuado uma detenção na sequência de disparos provenientes nas cercanias do World Trade Center e do memorial, em Manhattan, Nova Iorque.

A detenção foi anunciada pela polícia na rede social Twitter.

Durante a tarde, segundo a agência Associated Press, vários veículos da polícia estiveram concentrados em Manhattan, perto da West Street e da Chambers Street, perto de um colégio e de um liceu e a apenas alguns quarteirões do memorial erigido em honra das vítimas do 11 de setembro.