Maxwell, amiga do príncipe britânico, está detida numa prisão federal na Flórida após ser condenada em Nova Iorque por ajudar Epstein a abusar jovens mulheres.

A jovem da foto, Virginia Giuffre, afirma ter sido vítima de tráfico pelo casal formado por Epstein e Maxwell. Eles tê-la-ão levado, entre outras, ao príncipe André, irmão do rei Carlos III.

Giuffre entrou com um processo num tribunal dos Estados Unidos afirmando que teve relações sexuais com o príncipe, em Londres, quando tinha 17 anos e era menor de idade segundo a legislação norte-americana.

No ano passado, chegou a um acordo extrajudicial milionário com o príncipe, evitando um processo vergonhoso para a família real britânica.

André, de 62 anos, não foi acusado criminalmente e continua a negar as acusações, mas retirou-se dos deveres reais e foi destituído dos seus títulos militares.

Uma fotografia de André com a mão na cintura de Giuffre e Maxwell ao fundo — que se estima ter sido foi tirada em Londres, em 2001 — é considerada uma peça crucial nas acusações contra o príncipe.

Mas numa entrevista para a TalkTV, que será transmitida no Reino Unido na noite de segunda-feira, Maxwell, que o conhece há décadas, insiste que a imagem não é autêntica.

"É falsa. Não acredito nem por um segundo que seja real, na verdade tenho certeza que não é", afirmou. "Nunca houve uma original e também não há fotografia. Só vi uma fotocópia", acrescentou.

O filho da falecida rainha Isabel II também insiste que nunca conheceu Giuffre.