Maggie Smith, conhecida pelos filmes Harry Potter e pela série Downton Abbey, morreu aos 89 anos, informou a sua família.

"Faleceu pacificamente no hospital na madrugada desta sexta-feira, 27 de setembro. Uma pessoa intensamente reservada, estava com amigos e familiares no final. Deixa dois filhos e cinco netos amorosos que estão devastados pela perda da sua mãe e avó extraordinária", pode ler-se numa declaração da família, citada pela BBC.

"Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer à maravilhosa equipa do Chelsea and Westminster Hospital pelo cuidado e gentileza incansável durante os seus últimos dias", referem ainda.

"Agradecemos todas as mensagens gentis e apoio e pedimos que respeitem a nossa privacidade neste momento", rematam.

Maggie Smith era "uma lenda" do teatro e do cinema britânicos, como escreve a BBC, lembrando que a atriz recebeu oito prémios BAFTA e dois Óscares pelos filmes "Quando a primavera acaba" (1970) e "Um apartamento na Califórnia" (1979).

Conhecida pelos papéis de comédia, "com um especial talento para a comédia mais ácida", frisou o jornal The Guardian, Maggie Smith entrou na representação pelo teatro, e nos anos 1960 integrou a companhia do National Theatre a convite de Laurence Olivier, com quem contracenou.

No cinema, em 1987 esteve nomeada para os Óscares com "Quarto com vista sobre a cidade", de James Ivory, e contracenou com Cher e Judi Dench em "Chá com Mussolini" (1999), de Franco Zeffirelli.

Nos anos mais recentes, Maggie Smith chegou aos mais novos enquanto Minerva McGonagall, uma das professoras da escola de magia de Hogwarts, nos filmes feitos entre 2001 e 2011, a partir da série "Harry Potter", de J. K. Rowling.

Num dos últimos papéis enquanto protagonista, Maggie Smith interpretou "A senhora da furgoneta", em 2016, de Nicholas Hytner.

Maggie Smith, que em 1990 foi agraciada com o título de Dama da coroa britânica, faria 90 anos em dezembro.